domingo, 15 de setembro de 2013

9ª DICA - PARTE 1

9ª DICA - PARTE 1

Treine constantemente para a Redação do ENEM.

Essa dica é uma das mais importantes para a sua aprovação. Lembre-se de que a redação é a única das 5 áreas onde você pode atingir a pontuação máxima (1000 pontos), isso porque você não depende do desvio padrão de notas dos outros candidatos.

Eu postarei minha redação do ENEM 2012, pois ela foi decisiva para a minha aprovação. Depois de revirar minhas coisas aqui no computador, fiquei feliz em encontrá-la para postar para vocês. Minha nota foi 940. Quero que deem uma olhada, podem comentar, perguntar e até corrigir, se for o caso. Não ligo para direitos autorais, o que importa pra mim é que vocês tenham uma noção do modelo da redação.

Esse post vai ser um pouco longo, por isso dividirei em duas partes:


PARTE 1

1.1 Postarei, primeiramente, a redação.

Ela está da mesma forma como eu escrevi na folha de respostas na hora da prova, não alterei nenhuma conjugação, nenhuma vírgula. Com o rascunho em mãos depois da prova, eu passei para o computador assim que cheguei. Fiz isso para que meu professor de redação tivesse acesso e desse uma nota para eu ter uma base.

1.2 Em seguida, postarei a correção dos examinadores do Enem.

Mostrará o quanto eu ganhei em cada competência e o porquê. Essa correção nós tivemos acesso de 2 a 3 meses depois da prova no próprio site do Enem. Acho isso muito importante para que vocês tenham uma base de como eles avaliaram meu texto. Além disso, eles também disponibilizaram o gráfico de pontuação das redações de todo o Brasil no ENEM 2012 em relação a minha


PARTE 2 (No próximo post)

2.1 Como eu desenvolvi minha redação. (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão)


 1.1 - Minha Redação


 REDAÇÃO - ENEM 2012
Tema: O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI
Desde o início do século XVII, o fluxo migratório de africanos no Brasil foi intenso devido à escravidão. Neste século, por razões econômicas e por busca de qualidade de vida, o fluxo continua. Entretanto, agora são haitianos, bolivianos, chilenos, latino-americanos que buscam seu espaço. Nesse sentido, desde que haja controle, a entrada de imigrantes deve ser permitida.
Alguns especialistas alegam que a entrada de imigrantes no Brasil neste século é um ponto negativo. Isso porque eles podem ocupar cargos e empregos de brasileiros. Além disso, afirmam também que incluir outras crenças e etnias ameaça e desvaloriza a cultura nacional. Enganam-se em parte. Eles se esqueceram que há pontos positivos. Por exemplo, o atual progresso econômico do Brasil deve-se também e – sobretudo – aos imigrantes qualificados que estão no mercado de trabalho. Somando-se a isso, a cultura nacional não é desvalorizada, mas sim enriquecida com outras manifestações e culturas. Como afirma Sérgio Buarque de Hollanda em seu livro “Raízes do Brasil”, a mestiçagem tem valor fundamental na cultura do país. Desse modo, é necessário e inteligente permitir a entrada de imigrantes.
Nesse contexto, contudo, deve haver um controle da entrada desses imigrantes. Isso porque o Brasil tem uma estrutura político-administrativa precária. Não será possível atender com qualidade – assistência à saúde, à educação, à emprego – uma população muito grande. Segundo dados do último censo, a população nacional já ultrapassou os 190 milhões. E, por isso, a entrada desses imigrantes sem controle – com certeza – desequilibraria todo o sistema. É necessário, assim, já estabelecer um limite para o fluxo e também fornecer qualidade de vida aos cidadãos.
Não obstante o país caminhe a passos lentos, ainda é possível atenuar esse quadro. O controle e a inclusão desses imigrantes é fundamental. É preciso investir em assistência e emprego. É preciso fiscalizar de forma eficiente as fronteiras. É preciso ajudar de forma humanitária os principais países emigrantes. É preciso enfim respeitar a dignidade de cada ser humano, porque todos têm direito à qualidade de vida.



1.2 - Correção dos examinadores do ENEM

Prezado participante,

Apresentamos o seu desempenho na prova de Redação do Enem 2012.

Nosso objetivo é fornecer subsídios pedagógicos quanto à sua atuação em cada uma das competências.

Sua pontuação em cada competência pode variar de 0 a 200 pontos.

COMPETÊNCIA 1:

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200.0

Você atingiu 100% da Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando pouquíssimos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos, e os desvios foram eventuais.

COMPETÊNCIA 2:

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200.0

Você atingiu 100% da Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve muito bem o tema, explorando os seus principais aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Isso significa que o texto está estruturado, por exemplo, com: uma introdução, em que a tese defendida foi explicitada; argumentos que comprovavam a tese, distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo final com a proposta de intervenção funcionando como uma conclusão. Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.

COMPETÊNCIA 3:

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160.0

Você atingiu 80% da Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, embora sem indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação. Entretanto, os argumentos utilizados são ainda previsíveis, mas não se restringem aos desenvolvidos nos textos motivadores.

COMPETÊNCIA 4:

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200.0

Você atingiu 100% da Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos, com eventuais desvios. Entretanto, o mesmo erro não poderá se repetir, uma vez que essa pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstra pleno domínio desses recursos.

COMPETÊNCIA 5:

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180.0

Você atingiu 90% da Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora proposta de intervenção clara e inovadora, relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para realizá-la.


NOTA FINAL


Situação: Presente

Sua nota final foi: 940.0


No gráfico abaixo está destacado o grupo em que você se encontra.

Assim, você poderá visualizar o seu desempenho em comparação aos demais participantes do Enem.



Obrigado por acompanharem o blog!

Qualquer dúvida, é só falar!

Um abraço!

24 comentários:

  1. Olá, AMEI SEU BLOG! Meu maior sonho é passar em medicina e eu andava um pouco desanimada com tamanha concorrência. Suas experiências relatadas me animaram novamente e já estou seguindo todas as suas dicas. Muito obrigada mesmo e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Adriana, obrigado pelo comentário. Continue acompanhando o blog! Bons estudos!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu blog! ótimas dicas, vou fazer Enem esse ano e quero muito passar em medicina. e você ta gostando do curso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Julia, obrigado pelo comentário. Estou gostando muito do curso e, na realidade, ele excedeu minhas expectativas. Estou na torcida por você. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
  4. Allysson como vc e os seus amigos estudavam os centenários no grupo de estudos? Nao tenho grupo de estudos, como vc acha q eu devo estuda-los? Ja pesquisei um pouco sobre eles (biografia) porem nao estou conseguindo entender mt sobre eles. Como as questoes abordam eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gilson, os centenários são cobrados abordando as principais características de um artista, poeta, escritor, músico ou outra figura importante da cultura brasileira. Eu estudava assistindo vídeos do youtube e fazendo anotações dessas características. Meu grupo de estudos se reunia em alguns sábados ou domingos para assistirmos juntos e debatermos esses centenários. Como você não tem um grupo, o ideal é que você separe uma tarde no fim de semana e busque algumas obras desses artistas e questões contextualizadas de outros vestibulares deste ano que já podem ter abordado algum desses centenários. No Enem, os centenários não são cobrados de forma específica sobre a vida do artista, mas sim características marcantes de sua obra geral. Espero que eu tenha respondido suas dúvidas. Qualquer coisa, é só falar. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
  5. Grande Allysson! Acompanhei suas dicas aqui durante minha preparação para o Enem. Almejo uma vaga na UFMS para o curso de Direito. No entanto, estudei muito e encontrei dificuldades em ciências da natureza e uma parte de matemática ( ambas peso 1 para Direito). Treinei bastante redação e creio que ela poderá elevar minha média. Você chegou a dar uma olhada na prova deste ano? Se sim, o que achou? Será que a nota de corte este ano pode abaixar com relação ao ano passado? Abraço e sucesso no curso.

    ResponderExcluir
  6. Olá, William, obrigado por acompanhar o blog. Eu dei uma olhada na prova de 2013 e percebi que dificultaram sim mais em Matemática e em Ciências da Natureza em relação ao ano passado. Provavelmente, ocorreu isso na prova de Matemática devido à pressão das universidades em 2012 depois da prova. Isso porque seus cursos nas áreas de exatas estavam sendo decididos pelos acertos das outras disciplinas. Já Ciências da Natureza foi uma surpresa eles pedirem até fórmula em 2013, o que não ocorreu nos anos anteriores. Entretanto, embora algumas disciplinas tenham aumentado no nível de dificuldade, a tendência é que a nota de corte não baixe muito, ou seja, permaneça na média do ano anterior. Isso acontece porque a prova é feita a nível nacional e fica difícil mensurar a média geral de acertos. Qualquer dúvida a mais, é só falar. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Prezado, parabéns pelo blog! Já conclui o ensino médio, mas apesar de já formado em uma graduação, ainda sonho com o curso de medicina! No enem de 2013 tirei 920 na redação e as outras notas na casa de 600. Dá pra almejar algo com essas no sisu desse ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Humberto, obrigado pelo comentário. A nota do Sisu é calculada através da média das 5 disciplinas: Humanas, Linguagens, Matemática, Redação e Natureza. Sua nota na redação foi muito boa! Faça seu cálculo e escolha a universidade certa para aplicar a nota. A média para o curso de Medicina é em torno de 780. Entretanto uma média acima de 760 já tem uma grande probabilidade de ser convocado. Espero que eu tenha tirado sua dúvida. Qualquer coisa, é só falar. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
  8. Allyson você fala em nota mínima para ingresso em medicina. Como é feito este cálculo para se chegar a média superior a 700 pontos. É fazendo a média de todas as provas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Fernando. A média aritmética é feita através do cálculo das 5 disciplinas: Humanas, Natureza, Linguagens, Matemática e Redação. Obrigado por acompanhar o blog. Qualquer dúvida, é só perguntar. Um abraço!

      Excluir
    2. vc conseguiu passar , em Medicina ? Allysson melo

      Excluir
  9. Amei as dicas concerteza vāo me ajudar muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Taylane. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

      Excluir
  10. Adorei as dicas, pretendo passar em medicina na UESC, vou seguir essas dicas. Quero muito passar :(

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela sua iniciativa de criar esse blog, me ajudo e acredito que muita gente, vou usar todas sua dicas em decorre desse ano ate a prova obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa noite! Parabéns pelo blog, ele tem me ajudado bastante. Sempre dou uma passadinha por aqui, pra tirar algumas dúvidas que aparecem diariamente. rs! Quero uma vaga na UnB ou na UFMG, por ser muito concorrido as vezes o desânimo aparece...mas acompanhando aqui e vendo suas dicas eu tenho um pouco de controle emocional. Vejo que com determinação e força de vontade vou longe. Como diz o sábio Dr House "Você não é derrotado quando perde, você é derrotado quando desiste." e se Deus permitir em um futuro muito breve uma vaga será minha e qualquer tipo de esforço valerá muito a pena lá na frente, e quando eu chegar pensar em desistir, vou lembrar de tudo que me motivou lutar por esse objetivo. Beijo grande e obrigado por toda ajuda.

    ResponderExcluir
  15. Olá Allysson, obrigado pelas dicas, estão me ajudando bastante. Me diga uma coisa, qual foi sua nota total no ultimo ENEM? Quantos vezes você tentou ou fez cursinho? Abraço.

    ResponderExcluir
  16. olá allysson , adorei suas dicas , estou cursando o 1º ano , e já quero ganhar experiencias , para as próximas vezes..... adorei suas dicas , e vou tentar me empenhar nessa redação ,.... vlw mesmo .. e saiba que vc e muito inteligente , não desista dos seus sonhos , que vc tem um futuro brilhante com tanta inteligencia .. "TENHA FÉ "

    ResponderExcluir
  17. Achei a redação fraca em argumentação e um pouco confusa e travada na leitura. Avaliaria ela com 800

    ResponderExcluir