terça-feira, 5 de março de 2013

2ª DICA

2º DICA
Tire sempre sua dúvidas.

Independente do conteúdo ou o quão fácil você acredita que ele seja. Mesmo você que já tentou 2, 3, 4 vezes o vestibular. A humildade em reconhecer que não se sabe é o primeiro passo para alcançar o objetivo.

Embora seja óbvio, é importante ressaltar que você deve estudar principalmente aquelas matérias que você tem dificuldade.

No meu caso, por exemplo, eu tinha dificuldade com Matemática no Enem. O que foi que eu fiz? Me dediquei o ano inteiro a essa disciplina, tirando dúvidas por mais simples que fossem. Muitas vezes, minhas dúvidas eram as mesmas dos meus amigos, só que ninguém perguntava. Eu ia voltar pra casa com dúvida? De jeito nenhum!
Então comecei a perguntar.

Se você tem problemas de timidez, chame seu professor em particular e tire suas dúvidas com ele. Só não deixe de perguntar.

DICA ESPECIAL: No Enem, as disciplinas que mais te dão pontos são Matemática e Natureza.

Por que isso acontece?

Porque o desvio padrão é maior, ou seja, o número de acertos nessas disciplinas no Brasil é menor e quem acerta pontua melhor.

Ordem das disciplinas que te dão mais pontos por número de acertos:

- Matématica
- Ciências da Natureza
- Ciências Humanas
- Linguagens e Códigos


Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida, estou disposto a responder.

Um abraço!








12 comentários:

  1. seu blog esta esclarecendo muitas duvidas que eu tinha obrigada , muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, chelsea bitaraees. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
  2. Olá, sou uma vestibulanda de medicina e vou fazer o Enem, adorei suas dicas, tenho que admitir que seus conselhos me trouxeram uma "luz", pois estou numa rotina meio desorganizada e precisava de uma idéia para me organiza, mas me diga dá pra conseguir organizar a tempo e ainda me dar bem no enem?

    ResponderExcluir
  3. Sim, Mirian, ainda dá tempo de se organizar e se sair bem no Enem. Aconselho você a responder as últimas provas do Enem, elas são o melhor material de estudo.

    ResponderExcluir
  4. Cara, Seu blog é a salvação pra quem tem garra!!! Valeuuu. Ameiii
    UFC aí vou eu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Isabelle. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

      Excluir
  5. Allysson, simplesmente estou adorando o seu blog! Muito objetivo e esclarecedor :)

    Queria lhe fazer duas perguntas:
    1. sempre tive dificuldade em matemática, e por isso o ENEM, na minha opinião, é um dos vestibulares mais fáceis pra eu passar nesse sentido, porque as questões de exatas são mais simples. Entretanto, tenho medo que as questões de um ano para o outro fiquem muito mais complexas, e que começam a cobrar muitos temas diferentes dentro da matemática. Você acha que é possível o ENEM dar essa guinada em 2013, aumentando consideravelmente o nível de dificuldade das questões de matemática?
    2. Você acha que compensa resolver também as questões das provas anteriores ao NOVO ENEM? Eu estava resolvendo algumas e vi que as questões não mudavam muito quanto as temáticas e as formas de contextualizar o exercício.

    Muito obrigada! sucesso pro seu ''trabalho''.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raissa. Obrigado por acompanhar o blog.

      Quanto a sua primeira pergunta, eu não acredito que o Enem aumente o nível da prova de matemática, nem comece a cobrar temas muito diferentes daquilo que ele já vem cobrando. Esse boato acontece todos os anos. Essa mudança não acontece porque o Enem é uma prova nacional para diferentes níveis de escolaridade e regiões do país: desde aqueles que pararam de estudar há muito tempo e querem o certificado de conclusão do Ensino Médio àqueles que querem ingressar numa universidade pública. Assim, a prova não pode alterar o nível de forma significativa de um ano para o outro. Pode ficar tranquila quanto a isso. Você vai perceber que, na realidade, somos nós quem melhoramos e aprimoramos o estudo na matéria. O que antes parecia difícil, agora é muito mais tranquilo.

      Quanto a segunda, eu não acho interessante você responder as provas anteriores ao NOVO ENEM desde que você ainda não tenha respondido todas as do NOVO. Acho interessante você buscar simulados de cursinhos pré-vestibulares com gabarito ou livros recentes com questões contextualizadas. Não esqueça de que, além de responder muitas questões, cronometrar seu tempo é fundamental. Isso ajuda muito no dia da prova.

      Espero ter te respondido. Qualquer dúvida, é só falar. Continue acompanhado o blog. Um abraço!

      Excluir
    2. Olá Allysson, quero fazer-te algumas perguntas:

      Sei que você ingressou na Universidade Federal de Sergipe, mas quero saber não só seus métodos, pois isso já está no blog, quero saber em que colégio tu estudaste (público ou particular), que cursinho você fez e de quais disciplinas, quanto tempo você teve que estudar para passar em uma Universidade Federal, ainda mais em um curso tão concorrido quanto Medicina. Também quero saber se você teve que trabalhar e estudar para conseguir a tão sonhada aprovação ou se você somente estudou com a ajuda financeira de alguém.

      Desde já agradeço. Um abraço e boa sorte com seus estudos na UFSE.

      Excluir
    3. Olá, Bryan, obrigado por acompanhar o blog. Eu estudei 3 anos de cursinho para passar em Medicina. Todos eles foram aqui em Aracaju.

      O primeiro ano foi na turma de Assistente de 3º ano do Colégio Coesi (particular), os dois últimos no Colégio Master (particular): um ano na turma de Assistente de 3º ano, o outro na turma de Pré-Vestibular.

      Primeiro, as principais diferenças entre turmas de Assistente de 3º ano e de Pré-Vestibular são a carga horária e o ritmo de estudos dentro da sala de aula. A primeira turma é aquela voltada mais para cursos concorridos como Medicina, Direito, Engenharia (em outros lugares do país tem outros nomes) e a segunda turma é aquela comum de pré-vestibulares.

      Como falei, dos 3 anos de estudo, 2 foram no primeiro tipo de turma e o último foi no segundo tipo. Essa mudança de turma me ajudou muito, porque eu passei a ter mais tempo para estudar em casa. Isso foi fundamental para minha aprovação. Nesses cursinhos, tive todas as disciplinas para o vestibular.

      Eu não trabalhei durante esse período, porque meus pais continuaram me dando apoio. Isso também foi decisivo para eu focar apenas no estudo.

      Espero ter te ajudado, qualquer dúvida, é só falar. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
  6. Eu tenho diversas dúvidas em relação ao enem, esse e meu primeiro ano fazendo a prova.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Allysson, sou formado em educação física mas meu sonho sempre foi medicina, vou me dedicar 100% para realizar meu sonho. Voltei a estudar depois de anos parado, existe alguma disciplina com peso maior para curso escolhido ou segue aquele que tu passou de
    - Matématica
    - Ciências da Natureza
    - Ciências Humanas
    - Linguagens e Códigos
    Muito obrigado e um grande abraço!!

    ResponderExcluir