terça-feira, 5 de março de 2013

1ª DICA


1º DICA

Responda todas as provas do Novo Enem antes mesmo de responder qualquer material de colégio, apostilas e etc. Isso porque as próprias provas são o modelo principal. São elas:

-2009
-2009 cancelada
-2010
-2010 segunda aplicação
-2011
-2012

Não precisa responder as anteriores a essas. É uma perda de tempo. Elas estão no modelo antigo. Não fará diferença no seu rendimento. DEPOIS POSTAREI AS DIFERENÇAS ENTRE O NOVO E O ANTIGO ENEM.

Responder estas provas te dará confiança e segurança de que, no dia da sua prova, você não irá levar um susto. Além de treinar questões, você treinará a resistência física. Por isso, marque seu tempo para respondê-las.

O primeiro dia são 4h30min de duração - Prova de Ciências Humanas(História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Prova de Ciências da Natureza(Química, Física e Biologia).

O segundo dia são 5h30min - Prova de Matématica; Prova de Linguagens(Interpretação Textual e Literatura) e Redação.

Sempre use o bom senso. Inicialmente, caso você não consiga ficar 4h30min sentado numa cadeira respondendo um caderno de questões, fique tranquilo. Tente fazer aquilo que você conseguir, mas sempre se esforçando mais, cada vez mais. Com o tempo e a prática, você fará tudo. Não desanime.

Agora darei uma dica "SECRETA", que já não é mais, porque estou postando aqui(risos):

- As questões no Enem são pelo método TRI, ou seja, cada questão não conta um ponto como numa simples prova tradicional. Então quer dizer que tem pesos? Não necessariamente. Deixe eu te explicar:

- A prova tem questões de três níveis: fácil, média e díficil. A correção do ENEM é muito inteligente, ele sabe quando você está chutando ou tentando fazer isso. Vamos ao exemplo: eu e você acertamos o mesmo número de questões - 120, por exemplo. Eu acertei as médias e as difíceis. Você, as facéis e  as médias. Quem tem pontuação final maior? VOCÊ! Isso porque ele deduziu que eu chutei muitas questões. Como é possível eu acertar médias e difíceis e errar as fáceis?! Minha nota será inferior a sua.

- Dica interessante: Responda a prova sem pular questões. A pontuação da seguinte pode depender da anterior se você acertou ou não. Fique atento.

Em cada dia de prova, alterne sempre entre as disciplinas. Por exemplo, se são 90 questões por dia, 45 de uma matéria, 45 de outra. Faça as 15 primeiras de uma, depois as 15 primeiras da outra. Depois 15 de uma, 15 da outra. E assim por diante. Eu fiz isso durante o ano todo em simulados, provas, testes. Realmente funcionou. Sua mente descansa a medida que você vai mudando de matéria. Torna-se menos cansativo. E se você começar a treinar de agora, tenha certeza que você adquirirá habilidade e rapidez. Então, conseguirá ler todas as 180 questões da prova e ainda fará a redação. Vale a pena!

Bem, esse foi meu primeiro dia de dicas. Espero que tenha ajudado.

Logo mais postarei mais dicas, tenho muitas por aqui perdidas na cabeça, vou organizá-las para postar.

Um abraço!

27 comentários:

  1. Allysson, Parabéns pelo blog!! Amei suas dicas, continue postando. Abraço^^

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Eliana. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, Amanda, por acompanhar o blog! Estou na torcida por você!

    ResponderExcluir
  4. Amei! muito mesmo! vou começar a praticar agora! muito obg! ^^'

    ResponderExcluir
  5. quanto aos matérias do SAS ! vc poderia disponibilizar pra gente??? eu te agradeceria muuiiito! pleace! *-----*'

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria muito de disponibilizar esse material aqui, mas eu não o tenho digitalizado infelizmente, nem tenho mais meus livros, porque doei-os no início do ano. Se eu puder te ajudar de alguma forma mais, é só avisar! Obrigado por acompanhar o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah' que chato! =/' ,,,,, mas muito obg mesmo assim! :)'

      Excluir
    2. Minha escola fala que esse material não pode ser passado assim, que tem termos e tal.

      Excluir
    3. Minha escola fala que esse material não pode ser passado assim, que tem termos e tal.

      Excluir
  7. Allysson gostaria de saber o que você inseriu no seu cronograma de estudos para estudar após terminar de responder todas as provas do Enem?
    Um abraço e bons estudos na Universidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gilson, após terminar de responder todas as provas do Enem e tirar todas as minhas dúvidas com os professores, eu continuei fazendo questões contextualizadas. O material do meu cursinho me ajudou muito nesse sentido, porque todas eram assim. Além disso, respondi e corrigi todos os simulados do Enem feitos no cursinho durante o ano. Não deixava que as dúvidas acumulassem. Isso foi fundamental. Na falta de material, aconselho você a buscar na internet simulados do Enem com gabarito, alguns colégios disponibilizam. Ajuda muito. Somando-se a isso, li também a Revista Atualidades da Editora Abril que me ajudou para a redação. Lia e debatia no grupo de estudo. Espero que tenha tirado suas dúvidas. Qualquer coisa, é só falar. Obrigado por acompanhar o blog. Um abraço!

      Excluir
    2. Olá Allysson , queria tirar uma duvida , como são essas questões contextualizadas ? Obrigado , por nos ajudar e trazer essa inteligência para que mais pessoas aprenda ..;;;

      Excluir
  8. Estou apaixonada pelo seu blog, pois meu sonho de carreira é ser médica. Curso o 3° ano do E.M. e sei que não vou passar de primeira, mas vou me empenhar e ir tentando até conseguir. Como agora você está na tal sonhada faculdade, não terá muito tempo para internet, mas será que você poderia me passar seu e-mail/facebook para eu poder me corresponder com você? Seria gratificante para mim. Mais uma vez, parabéns pelo seu blog, e pela sua conquista.
    Atenciosamente, Isabella Alves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabella. Meu email é allyssonmelo91@gmail.com.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Ótima pergunta, Maay. Não só o que me motivava, mas o que me motiva ainda é o sonho de ser médico. É o sonho de poder estudar o corpo humano como uma aventura, um mistério que aos poucos pode ser desvendado. É poder saber que aquilo que eu estudo hoje pode manter, curar e, muitas vezes, transformar outras vidas. Meu maior motivo é saber que na Medicina, tendo esse contato direto com a vida, eu posso realmente me realizar. E hoje, oficialmente, ao terminar meu primeiro período da faculdade, te digo uma coisa: não me arrependo de nada, foram três longos anos para entrar, se eu ainda não tivesse entrado nesse curso, eu continuaria tentando. Não desistiria. Isso porque eu percebi que eu nasci pra isso. A cada dia me sinto mais animado para continuar. Obrigado pela pergunta. Qualquer dúvida, é só falar. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
    2. Você escreve tão bem, que apaixonante!
      Muito bacana saber disso.. A profissão não vira profissão quando se feita com amor, e sim uma realização. Muito sucesso!
      Eu ainda estou em dúvidas porque quero mas ao mesmo tempo não quero ser dermatologista :(
      Beijos e sucesso!!!!!

      Excluir
    3. Gostei muito da sua resposta Allyson , ainda estou arrepiada , desde pequena quero seguir a profissão de Médica Pediatra , o meu maior sonho , nesse ano de 2014 estou cursando o 1º ANO do ensino médio , saiba que e muito bom encontrar uma pessoa como você , que incentiva outras pessoas e ensina , todos nós que queremos ser um (a) Médico(a) , devem estudar muito , e nunca desistir dos seus sonhos ... Saiba que te admiro muito , e também para aqueles que acham que não vão dar conta , nunca desistam , que todos somos capazes ,... beijos

      Excluir
  10. Adorei seu blog Allysson! Esse ano vou tentar pela primeira vez passar pra medicina! Já curso enfermagem em uma universidade particular aqui na Paraíba e isso vem me ajudando muito a manter o hábito de estudar sempre em casa, não só para vestibulares.
    Uma pergunta: Você acha que se eu me esforçar muito estudando em casa, sem fazer cursinho prevest, em menos de 10 meses eu tenho chances de passar ou pelo menos conseguir uma média boa pra o curso de medicina?(a nota de corte pra medicina na UFPB esse ano foi de 790,6pts).
    Muito obrigado por postar essas dicas no seu blog, são realmente úteis para nós vestibulandos!

    ResponderExcluir
  11. sensacional!!! estou muito animado com seu blog!

    ResponderExcluir
  12. Esqueci do meu e-mail. Ola meu e-mail alinesempreeu2008@gmail.com, por favor mim ajude!.

    ResponderExcluir
  13. Como é ser estudante da UFS vale a pena estudar la mesmo com tantas greves ?

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, você poderia dizer qual foi a sua pontuação e quantas quetões acertou?

    ResponderExcluir
  15. Olá! Li tds as suas dicas e adorei. Vi que vc disse que praticava bastante questões contextualizadas e tirando as do Enem dos anos anteriores não as acho tão facilmente. Tem algum site ou livro em que você achava questões nesse perfil?

    ResponderExcluir